Golpe do Pix tem se tornado cada vez mais comum. Se você está passando por isso, nós vamos te explicar mais sobre assunto e dizer o que deve fazer para recuperar o dinheiro perdido.
Veja a seguir o que é a tecnologia Pix, que está em vigor desde 2020. Além disso, saiba como estelionatários se aproveitam dela para tirar dinheiro das pessoas e muito mais.
Índice
- 1 Afinal, quais são as principais características do Pix?
- 2 O golpe do Pix funciona assim
- 3 Como proteger você e seu dinheiro de fraudadores
- 4 O que fazer se cair no golpe do Pix
- 5 Como recuperar o dinheiro que você perdeu
- 6 Como funciona o Bloqueio Cautelar em golpes financeiros
- 7 Como funciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED) em golpes do Pix
- 8 Caiu no golpe do Pix e/ou ainda tem dúvida sobre esse assunto?
Afinal, quais são as principais características do Pix?
O Pix é um sistema instantâneo de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central. Trata-se de uma alternativa às tradicionais transações bancárias DOC e TED, permitindo a rápida transferência de dinheiro entre contas.
Com o Pix, conseguimos:
- Transferir dinheiro entre contas em qualquer dia ou horário.
- Informar um único dado, a chave Pix, do beneficiário para transferir.
- Cadastrar até cinco chaves Pix associadas a uma conta bancária.
- Cadastrar CPF, CNPJ, número de celular, endereço de e-mail e outros como chaves Pix.
O golpe do Pix funciona assim
Para roubar o dinheiro das vítimas por meio do Pix, estelionatários usam links falsos. Geralmente, são links enviados por SMS, WhatsApp ou outros aplicativos.
Ao clicar, a vítima tem suas credenciais roubadas e fraudadas. Assim, o criminoso invade a conta bancária e acessa o Pix. Na sequência, a vítima recebe uma ligação do “banco”. Na verdade, trata-se de uma farsa do golpista para colher as informações que faltam.
É dessa maneira que o criminoso consegue os dados pessoais da vítima. Ele acessa a conta do usuário e começa a subtrair recursos via Pix. Em muitos casos, consegue pedir transferências via Pix para os contatos de WhatsApp da vítima, alegando uma suposta emergência.
Como proteger você e seu dinheiro de fraudadores
O Pix foi criado justamente para combater fraudes e lavagem de dinheiro. Ou seja, realmente é uma tecnologia com máxima segurança. Garante confidencialidade, integridade e autenticidade a toda as transações.
A grande questão, como sinalizamos acima, está no golpe aplicado para roubar dados. Então, o que especialistas recomendam para ficar livre desse tipo de crime é:
- Não clicar em links suspeitos recebidos por SMS, e-mail e demais redes sociais.
- Verificar a autenticidade de endereços visitados na internet.
- Evitar links de sincronização, atualização, manutenção de token, aplicativo ou cadastro.
- Entrar em contato com os atendimentos oficiais das instituições em caso de dúvidas.
- Saber que bancos não pedem dados, pagamentos e testes com Pix por meio de funcionários.
O que fazer se cair no golpe do Pix
Assim que perceber que foi vítima desse tipo de fraude, tenha o nome do beneficiário, a chave Pix, número da agência, número da conta e o ID da transação. São dados que aparecem no comprovante de transação e que ajudarão a evitar novos golpes.
Com isso em mão, você deve agir rápido:
- Registre uma reclamação no banco do golpista imediatamente e peça o número do protocolo.
- Avise o seu banco do acontecido, para que evite novas transferências e notifique outras instituições acerca dos dados e da conta que recebeu o dinheiro.
- Faça um boletim de ocorrência na polícia.
Como recuperar o dinheiro que você perdeu
A recuperação do dinheiro ocorre por meio de recursos como o Bloqueio Cautelar e o Mecanismo Especial de Devolução (veja mais a seguir), o qual foi criado especialmente para esse tipo de situação envolvendo Pix.
Antes de acionar um advogado, a nossa recomendação é:
1 – Tente resolver com o banco que recebeu o dinheiro e com o banco de onde saiu a quantia. Eles são os responsáveis por avaliar a situação.
2 – O próximo passo é recorrer a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou ao Poder Judiciário para buscar reparação do dano.
Como funciona o Bloqueio Cautelar em golpes financeiros
Bloqueio Cautelar é o mecanismo que permite que a instituição financeira do recebedor, quando este é pessoa física, bloqueie preventivamente os recursos dele por até 72 horas.
Esse é o tempo necessário para que a instituição faça análises mais aprofundadas sobre a situação, o que aumenta a chance de recuperação dos recursos perdidos.
Como funciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED) em golpes do Pix
Já o Mecanismo Especial de Devolução (MED), como nome indica, viabiliza a devolução dos recursos perdidos. É dessa maneira que o Banco Central estabelece como e quando o dinheiro será devolvido, após a fraude ser comprovada pelas instituições financeiras.
Caiu no golpe do Pix e/ou ainda tem dúvida sobre esse assunto?
Fale com nossos especialistas em Direito do Consumidor e Direito Digital. Garantimos informações gratuitamente por WhatsApp ou via formulário. Se preferir, marque uma consulta presencial com um de nossos advogados.