Caiu no golpe do Pix? Confira maneiras de recuperar o dinheiro

Confira o que fazer assim que for vítima de um golpe do Pix, como contato com bancos, boletim de ocorrência etc.

Golpe do Pix tem se tornado cada vez mais comum. Se você está passando por isso, nós vamos te explicar mais sobre assunto e dizer o que deve fazer para recuperar o dinheiro perdido.

Veja a seguir o que é a tecnologia Pix, que está em vigor desde 2020. Além disso, saiba como estelionatários se aproveitam dela para tirar dinheiro das pessoas e muito mais.

Afinal, quais são as principais características do Pix?

O Pix é um sistema instantâneo de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central. Trata-se de uma alternativa às tradicionais transações bancárias DOC e TED, permitindo a rápida transferência de dinheiro entre contas.
Com o Pix, conseguimos:

  • Transferir dinheiro entre contas em qualquer dia ou horário.
  • Informar um único dado, a chave Pix, do beneficiário para transferir.
  • Cadastrar até cinco chaves Pix associadas a uma conta bancária.
  • Cadastrar CPF, CNPJ, número de celular, endereço de e-mail e outros como chaves Pix.

O golpe do Pix funciona assim

Para roubar o dinheiro das vítimas por meio do Pix, estelionatários usam links falsos. Geralmente, são links enviados por SMS, WhatsApp ou outros aplicativos.

Ao clicar, a vítima tem suas credenciais roubadas e fraudadas. Assim, o criminoso invade a conta bancária e acessa o Pix. Na sequência, a vítima recebe uma ligação do “banco”. Na verdade, trata-se de uma farsa do golpista para colher as informações que faltam.

É dessa maneira que o criminoso consegue os dados pessoais da vítima. Ele acessa a conta do usuário e começa a subtrair recursos via Pix. Em muitos casos, consegue pedir transferências via Pix para os contatos de WhatsApp da vítima, alegando uma suposta emergência.

Como proteger você e seu dinheiro de fraudadores

O Pix foi criado justamente para combater fraudes e lavagem de dinheiro. Ou seja, realmente é uma tecnologia com máxima segurança. Garante confidencialidade, integridade e autenticidade a toda as transações.

A grande questão, como sinalizamos acima, está no golpe aplicado para roubar dados. Então, o que especialistas recomendam para ficar livre desse tipo de crime é:

  • Não clicar em links suspeitos recebidos por SMS, e-mail e demais redes sociais.
  • Verificar a autenticidade de endereços visitados na internet.
  • Evitar links de sincronização, atualização, manutenção de token, aplicativo ou cadastro.
  • Entrar em contato com os atendimentos oficiais das instituições em caso de dúvidas.
  • Saber que bancos não pedem dados, pagamentos e testes com Pix por meio de funcionários.

O que fazer se cair no golpe do Pix

Assim que perceber que foi vítima desse tipo de fraude, tenha o nome do beneficiário, a chave Pix, número da agência, número da conta e o ID da transação. São dados que aparecem no comprovante de transação e que ajudarão a evitar novos golpes.

Com isso em mão, você deve agir rápido:

  • Registre uma reclamação no banco do golpista imediatamente e peça o número do protocolo.
  • Avise o seu banco do acontecido, para que evite novas transferências e notifique outras instituições acerca dos dados e da conta que recebeu o dinheiro.
  • Faça um boletim de ocorrência na polícia.

Como recuperar o dinheiro que você perdeu

A recuperação do dinheiro ocorre por meio de recursos como o Bloqueio Cautelar e o Mecanismo Especial de Devolução (veja mais a seguir), o qual foi criado especialmente para esse tipo de situação envolvendo Pix.

Antes de acionar um advogado, a nossa recomendação é:

1 – Tente resolver com o banco que recebeu o dinheiro e com o banco de onde saiu a quantia. Eles são os responsáveis por avaliar a situação.

2 – O próximo passo é recorrer a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou ao Poder Judiciário para buscar reparação do dano.

Como funciona o Bloqueio Cautelar em golpes financeiros

Bloqueio Cautelar é o mecanismo que permite que a instituição financeira do recebedor, quando este é pessoa física, bloqueie preventivamente os recursos dele por até 72 horas.

Esse é o tempo necessário para que a instituição faça análises mais aprofundadas sobre a situação, o que aumenta a chance de recuperação dos recursos perdidos.

Como funciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED) em golpes do Pix

Já o Mecanismo Especial de Devolução (MED), como nome indica, viabiliza a devolução dos recursos perdidos. É dessa maneira que o Banco Central estabelece como e quando o dinheiro será devolvido, após a fraude ser comprovada pelas instituições financeiras.

Caiu no golpe do Pix e/ou ainda tem dúvida sobre esse assunto?

Fale com nossos especialistas em Direito do Consumidor e Direito Digital. Garantimos informações gratuitamente por WhatsApp ou via formulário. Se preferir, marque uma consulta presencial com um de nossos advogados.

Fale com o especialista Agora