Veja o  que você pode fazer para receber uma dívida atrasada

Dívidas são um problema que tiram o sono de qualquer um. Normalmente, temos uma sensação de estar fazendo algo errado enquanto não pagamos...

Dívidas são um problema que tiram o sono de qualquer um. Normalmente, temos uma sensação de estar fazendo algo errado enquanto não pagamos os credores. E isso realmente está certo. Mas por que tanta gente pode e não paga seus débitos? É possível cobrar de alguém uma dívida atrasada?

Seja essa pessoa um parente, um amigo ou mesmo um cliente, realmente é frustrante quando você se depara com alguém que simplesmente não quer pagar.

Alguns são mais engraçados e colocam frases vexatórias nas redes sociais para mostrar a todos. Já outros agem bem na ilegalidade e chegam ao ponto de ameaçar de morte.

A verdade é que, antes de te explicar o que você deve fazer, é melhor te dar algumas dicas do que você não pode fazer. Agir do jeito errado realmente trará consequências ruins.

O que não fazer para receber uma dívida

1 – Ligar fora de horários comuns

Você realmente não pode tentar ligar de madrugada ou toda hora para ficar cobrando alguém. Isto é considerada uma prática abusiva e você pode ser penalizado.

Além disso, dificilmente este ato muda alguma coisa para o devedor.

2 – Dizer para todos que a pessoa te deve

A lei não permite que você exponha o devedor ao ridículo. Assim, você pode acabar sendo processado por danos morais e ainda acabar tendo que pagar o devedor.

3 – Fingir ser um oficial de justiça para cobrar o devedor

Por mais criativo que você seja, essa também não é uma boa opção.

4 – Ameaçar o devedor

Você é um(a) agiota? Se sim, saiba que você está contra a lei e pode ser preso um dia. Se não, acredite: você está agindo exatamente como um.

Isso, sem tirar o fato que mesmo que suas intenções sejam só assustar, a pessoa pode, por exemplo, ser assaltada na rua. Quem vai ser o suspeito?

Mas o mesmo também vale para proporções menores, em que você usa linguagem chula ou obscena.

Enviar envelopes que digam ser uma cobrança de dívida também é considerado abusivo.

5 – Criar taxas e juros absurdos

A pessoa já não está com vontade de te pagar e agora você aumenta a dívida? Acredite: não há ideia pior. Infelizmente, você pode acabar caindo em uma ação judicial e perder tudo.

“Então, o que eu posso fazer para receber minha dívida?”

Primeiramente, você pode tentar contratar uma agência de cobrança. Tudo bem, você vai ter uma despesa extra. Mas até agora, aparentemente, você não recebeu nada. Pense que tudo toma um ar mais profissional e a pessoa passa a entender a seriedade da dívida. Sem tirar que o peso da cobrança sai das suas costas.

Contratar um advogado para receber a dívida também é uma opção viável. O Brasil conta com leis que não permitem que você faça diferente.

No nosso país, vale lembrar, só há prisão por dívida nos casos de pensão alimentícia. Tirando isso, é impossível prender alguém só porque esta pessoa deve.

Juridicamente, você só pode receber a dívida também se a pessoa tiver patrimônio para isto. Ou seja, se ela não tem como pagar ou com o que pagar, não vai haver possibilidade mesmo de pagamento.

Mas é possível que você inscreva o nome daquela pessoa como devedora em órgãos de proteção ao crédito, como o SERASA e o SCPC. Só que você não pode se esquecer de comunicar quando a pessoa pagar a dívida. Deixar ela inscrita mesmo depois de paga é errado também.

Infelizmente, a pessoa também não pode ficar por mais de cinco anos com o nome negativado.

Veículos podem ser facilmente bloqueados. Assim, esta pessoa pode ser pega de surpresa em uma blitz ou algo parecido. Afinal de contas, o patrimônio dela pode ser confiscado.

Algumas vezes, a poupança pode ser penhorada para pagar a dívida. Mas tudo depende da situação. Em caso de pensão alimentícia, não há problemas. Quando a poupança passa de 40 salários mínimos, também pode ser penhorada para honrar outras dívidas.

Desejamos mesmo que você consiga receber tudo o que merece sem precisar de medidas judiciais. Mas, se for preciso uma forcinha legal, estamos aqui para te ajudar.

Fale com o especialista Agora