Violação de privacidade: saiba se você pode ser indenizado

Poucos sabem que a privacidade é um direito por lei. A violação de privacidade pode até mesmo gerar indenização. Saiba em que situações isso é possível

Ter privacidade é algo básico na nossa sociedade. Afinal de contas, se não fosse assim, as paredes ou seriam de vidro ou nem existiriam. Mas o fato que poucos sabem é que a privacidade é um direito por lei. Violação de privacidade pode até mesmo gerar indenização.

Não é fácil traçar uma linha onde se diz haver ou não indenização por esse problema. Entretanto, existem alguns exemplos e informações que podem te ajudar.

Nessa busca, muitos recorrem à figura de um advogado. Aqui no escritório Aquino e Araujo, por exemplo, é comum recebermos dúvidas sobre o assunto. Se esse é também o seu caso, clique aqui e mande também a sua.

Para antecipar muitas respostas, listaremos a seguir pontos importantes sobre violação de privacidade para você fazer valer seus direitos!

Como saber se posso ser indenizado por violação de privacidade?

Entenda primeiramente que, de acordo com a lei, o direito à privacidade não é absoluto. Ou seja, não é só porque você teve problemas com a sua privacidade que há realmente um crime sendo cometido.

Muitas vezes, esse tipo de problema pode ser causado por fatores externos e incomodar pessoas diferentes. Quando há esse choque de direitos, é preciso que se analise o caso concreto.

Não se quer entrar em muitos termos jurídicos, porém, basicamente, o que se diz aqui é que você precisa ponderar bem a situação.

Não tente entrar na justiça por casos pequenos. Muitas pessoas apelam para o dano moral, mas ele é muito difícil de ser mensurado. O normal é você perder bastante tempo com o processo em si e, no final, não ter o êxito esperado.

Claro que casos de humilhação ou exposição são realmente dignos de indenização. Entretanto, é bom ter bastante cautela antes de começar um processo. Faça isso apenas após se informar bem.

O que pode ser considerado Violação de Privacidade?

Bom, essa é uma boa pergunta. Uma violação de privacidade pode ser causada quando:

● Se ataca direitos à privacidade;

● Ao atacar direito à honra;

● Ao se atacar imagem;

● Violar domicílio;

● Quebrar sigilo de correspondência e de comunicação telegráfica;

● Quebrar sigilo de dados de comunicações telefônicas.

Vamos lá: se o seu vizinho vem recebendo cartas suas por engano. a obrigação dele é devolvê-las a você ou aos Correios invioladas. Se houver algum tipo de violação das correspondências, há motivo para se abrir um processo.

Mas claro que obter a indenização ou não vai variar do dano causado. Por exemplo, uma coisa é o seu vizinho abrir uma carta sua por engano. Outra coisa é se ele abrir uma comunicação judicial e sair fazendo fofocas no bairro.

Além de ser uma quebra de sigilo, também pode haver aí um problema de dano à imagem.

Existem, é claro, várias outras situações, entretanto o melhor mesmo é consultar quem entende do assunto. Na consultoria de Aquino e Araujo, você vai ter os melhores profissionais para te apoiar caso suspeite de violação da sua privacidade.

Clique Aqui agora e veja como você pode ser defendido e ter seus direitos valendo de uma maneira segura e direta.

Fale com o especialista Agora